21 mar 2016

O esporte é a mais pura manifestação de como explorarmos nossos limites.

Tive o privilégio de assistir uma das palestras do Mão Santa, Oscar Schmidt e, a primeira coisa que ele evidencia é que talento é uma qualidade que não nasce pronta. Ela precisa ser aprimorada com muito treinamento e dedicação.

Talvez seja por essa razão que muitos atletas e técnicos acabam se tornando excelentes palestrantes e referências para profissionais das mais diversas formações e áreas de atuação.

A comparação entre esporte e vida profissional é imediata quando vemos um jovem atleta ou um executivo destacar-se em um determinado momento, mas por influência do “sucesso” imediato ou, a falsa impressão de que “nasci com o dom”, tem suas carreiras comprometidas por não terem dedicado tempo ao aprimoramento pessoal e técnico.

Um atleta que quer se tornar vitorioso estabelece objetivos e planeja suas ações dentro de ciclos evolutivos, muitas vezes buscando modelos e referências em outros atletas.

Em nossa vida profissional a comparação é inevitável. Uma carreira merece ser planejada e, ciclos evolutivos devem ser estabelecidos para que os objetivos sejam alcançados. Para isso, treinamento e disciplina são essenciais.

Outra característica comum ao esporte e vida profissional é o comprometimento. No caso do esporte, com seu clube, com seu país, com seus parceiros de time. Em sua carreira, com a empresa, com seus pares, com sua equipe. Nenhum objetivo será alcançado sem que a execução das ações seja feita com compromisso e respeito.

Até em uma eventual fase de transição de carreira as comparações são inevitáveis. Um atleta procura se manter em forma até que uma nova oportunidade apareça. Todo profissional deve se manter atento, manter uma rotina com disciplina, estabelecendo objetivos sem esquecer de aprimorar-se sempre.

Finalizando, aqui vai uma dica, a prática de qualquer esporte, por si só, já é uma maneira de aprimorar-se como profissional, testando seus limites, estabelecendo objetivos, praticando com disciplina e respeitando seus parceiros e seus adversários.

Vamos então sair da inércia em todos os sentidos!!

Abraços gerais

Milton Munhoz

Executivo de vendas e Marketing

Remador máster